Perfil: Escolher outro perfil de busca


Sem categoria

Para avançar de aula em aula, é necessário acertar, pelo menos 80% das atividades propostas em cada aula/unidade. A atividade poderá ser realizada quantas vezes forem necessárias. Após atingir o percentual mínimo de acerto, o sistema liverará. automaticamente. o acesso para a próxima aula.

O curso é inteiramente à distância. 

As aulas práticas ocorrem nos Laboratórios de Elétrica e Eletrônica da Etec que oferece o curso. Os alunos são divididos em grupos e desenvolvem experimentos através de estações de trabalhos, com o apoio e supervisão de um professor especialista. As aulas práticas contemplam as competências, habilidades e conteúdos trabalhados, durante a semana, nas agendas de estudo. 



Os experimentos desenvolvidos de forma presencial têm por objetivos o contato dos alunos com os dispositivos, componentes e equipamentos utilizados atualmente, fortalecimento da relação ensino-aprendizagem e a preparação do aluno para um mercado de trabalho muito competitivo.

Siga os seguintes passos:




  1. Entre no curso com seus dados de acesso (usuário e senha);

  2. No canto superior esquerdo da tela, clique na aba Administração. Em seguida, clique no botão “Minhas configurações de perfil” e no botão “Modificar senha”;

  3. Depois de preencher todos os campos, clicar em “Salvar mudanças”.

Seu certificado poderá ser obtido no próprio curso. Dependendo do curso, você deverá clicar na barra “Certificado” ou “Avaliação” e ir na página do menu correspondente ao Certificado, geralmente o login de acesso está na página 3 do menu. Depois, deverá clicar no botão “Clique aqui" para acessar o certificado.Na página seguinte, clicar no botão “Obtenha o seu certificado”. 



Atenção!




  1. Dependendo do navegar, o certificado poderá ser aberto em outra guia ou baixado no canto inferior esquerdo de sua tela. Pelo celular, você consegue fazer o download e abrir o documento sem problemas.

  2. Caso não consiga baixar o certificado, verifique:

    • se não é problema com o navegador. Tentar abrir o curso em outro navegador e baixar o certificado;

    • se na avaliação on-line você acertou abaixo de 80% das questões (quantidade de questões acertadas dividida pela quantidade de questões da avaliação). Deverá refazer a avaliação on-line e, posteriormente, tentar baixar o certificado.



Se seu certificado saiu com o seu nome errado (letra trocada, letras minúsculas, nome incompleto etc.) significa que você deve fazer a alteração no seu cadastro.




  1. Entre no curso com seus dados de acesso (usuário e senha); 

  2. No canto superior esquerdo da tela, clique na aba "Administração". Em seguida, clique no botão “Minhas configurações de perfil” e no botão “Modificar perfil”.

  3. Na nova janela, alterar o nome e ou sobrenome e clicar em “Atualizar o perfil”.

O aluno que ao final do curso tiver realizado um mínimo de 75% das atividades on line  de forma satisfatória, será considerado apto para prestar o exame presencial composto por 30 questões objetivas. 

O Exame Presencial, de conclusão de módulo, ocorre na Etec em que o aluno desenvolveu as aulas práticas. É composto por uma prova, com questões abertas, interdisciplinares e contextualizadas. A prova requerer que o aluno desenvolva cálculos, realize projetos de hardware e software, bem como responda questões que envolvem conteúdos desenvolvidos nos componentes curriculares de cada módulo, com assuntos do nosso cotidiano, relacionados ao curso.

Ele é composto por uma prova, contendo 30 questões objetivas e é realizado na ETEC Polo.

O Exame presencial é realizado na Etec Polo, aos sábados.



Cada curso possui uma dinâmica diferente de prova. Para mais informações, contate o seu Professor Mediador.

A cada aula, que chamamos de agenda de estudo, temos uma atividade avaliativa que contará como sua “presença” naquela aula. Essas atividades deverão ser realizadas dentro do prazo determinado e enviadas para o seu professor mediador, que lhe enviará um feedback para que você saiba quais foram os seus êxitos e quais foram as suas dificuldades para auxiliá-lo, a fim de sanar as suas dúvidas e orientá-lo em seus estudos, de acordo com as suas necessidades. Ao final do módulo, que tem duração de seis meses, o aluno que obtiver pelo menos 75% das atividades avaliadas pelo professor mediador como satisfatórias, será encaminhado para a avaliação presencial interdisciplinar, que diagnosticará o aluno como aprovado para o módulo seguinte ou reprovado.

Após baixar o certificado, você poderá gravá-lo numa pasta de arquivos e ou imprimi-lo.



Para imprimi-lo, você deverá abrir o documento. Sobre o documento, segurar a tecla "Ctrl" e apertar a tecla "P", escolher a impressora e clicar no botão imprimir.



Outro meio de solicitar a impressão é clicar, sobre o documento aberto, com o botão do mouse e escolher a opção imprimir.

Pa obter o Plano de Curso e a matriz curricular do curso de Especialização em Gestão de Projeto acesse https://portalgeead.cps.sp.gov.br/especializacao-tecnica/.

Atenção: O software Photoshop é pago, mas a empresa oferece aos interessados uma semana de teste gratuito.



Para fazer o download da versão de teste gratuita do Adobe Photoshop, clique em https://www.adobe.com/pt/products/photoshop/free-trial-download.html#



Observação: A versão de teste é gratuita por 7 dias, então você deve realizar as atividades do curso dentro deste período. Caso seja de seu interesse, você pode adquirir a versão paga também no site da Adobe.

O curso Técnico em Eletrônica - semipresencial é composto por 4 (quatro) Módulos, sendo que, no final de cada módulo, ao ser aprovado nos exames presenciais, o aluno recebe um certificado de Qualificação Profissional correspondente e, ao final do Curso, receberá o diploma de Técnico em Eletrônica. Vale salientar que o curso é semipresencial, portanto o aluno terá que comparecer na Etec uma vez por semana se o curso for oferecido de sábado ou duas vezes por semana se o curso for ministrado durante a semana.



Para você ter mais detalhes sobre o curso, acesse o Plano de Curso que está postado nesse site, em "Cursos Técnicos", "modalidade semipresencial".

INSERIR FOTO:



Para inserir a foto no cadastro, você deverá seguir os seguintes passos:




  1. Entrar no curso.

  2. No lado esquerdo da tela clicar, na seção Administração, em “Minhas configurações de perfil” e depois em “Modificar perfil”. 

  3. Depois da parte “Geral” do cadastro, vem a parte “Imagem do usuário”, que o local que você irá inserir a sua foto ou atualizá-la. Se você não adicionou nenhuma foto, clique no botão “Adicionar”.

  4. Será aberta uma nova tela, clicar em “Escolher arquivo”.

  5. Automaticamente, a janela de seu computador será aberta. localize o arquivo de sua foto.

  6. Escolhida a foto (o nome do arquivo fica registrado), basta clicar em “Enviar este arquivo”.

  7. Clicando em “Atualizar perfil”, a foto será postada.



 



ALTERAR FOTO:



Para alterar a foto, ir em “Modificar perfil” e em seguida em “Imagem do usuário”. Abaixo da imagem atual, clicar em “Excluir” e, em seguida clicar em “Adicionar”. Para adicionar nova foto, siga os passos acima.



Atenção: não esqueça de clicar no botão “Atualizar perfil”.

O Exame Presencial, de conclusão de módulo, ocorre na Etec em que o aluno desenvolveu as aulas práticas. É composto por uma prova, com questões abertas, interdisciplinares e contextualizadas. A prova requerer que o aluno desenvolva cálculos, realize projetos de hardware e software, bem como responda questões que envolvem conteúdos desenvolvidos nos componentes curriculares de cada módulo, com assuntos do nosso cotidiano, relacionados ao curso.

Siga os passos abaixo:




  1. Clique no botão “Clique aqui” para acessar os exercícios desta aula”

  2. Leia as orientações disponíveis.

  3. Para saber a quantidade de questões da atividade, veja no campo “Navegação do questionário”, localizado no canto superior esquerdo da tela, a quantidade de quadradinhos correspondentes a quantidade de questões, conforme indicação na imagem abaixo. Comece responder às questões. Clique em “Próximo” para ir para as questões da tele seguinte. Você poderá deixar questões em branco e voltar para resolvê-la.

  4. Se o questionário foi sido parcialmente respondido, quando abrir a atividade, aparecerá a tela abaixo. Clicar em “Continuar a última tentativa”. Abrirá a tela da alternativa em que parou.

  5. Mas, atenção! Uma vez respondida a questão, se você clicar no botão “Verificar”, o sistema apresentará a resposta correta da questão e não haverá meios de refazê-la, caso verifique que sua resposta esteja errada. Neste caso, deverá clicar no botão “Próximo” para responder as demais questões e terminar a atividade.

  6. Mas, atenção! Uma vez respondida a questão, se você clicar no botão “Verificar”, o sistema apresentará a resposta correta da questão e não haverá meios de refazê-la, caso verifique que sua resposta esteja errada. Neste caso, deverá clicar no botão “Próximo” para responder as demais questões e terminar a atividade.

  7. O sistema não corrige a atividade enquanto o exercício não for finalizado. Assim que terminar de responde a atividade, clicar em “Enviar tudo e terminar”. Abrirá outra tela e deverá clicar novamente “Enviar tudo e terminar”.

Seu professor lhe enviará um email de apresentação e de boas-vindas, indicando-lhe o endereço de acesso ao ambiente virtual.

As aulas práticas são desenvolvidas nos encontros presenciais e ocorrem nos três módulos do curso. Nelas, os alunos são divididos em grupos de trabalho e, com o apoio e supervisão de um professor especialista, realizam experimentos em estações de trabalho. Proporcionam ao aluno o contato com os dispositivos, componentes e equipamentos utilizados atualmente no mercado de trabalho da energia renovável, reforçam a relação ensino-aprendizagem. Proporcionam, ainda, uma interação importante entre as habilidades, competências e conteúdos teóricos trabalhados, durante a semana, nas agendas de estudos com os assuntos desenvolvidos de forma prática nos laboratórios de Elétrica e Eletrônica das Etecs que ofertam o curso.    

Siga os seguintes passos:




  1. Entre na página do oficial do Centro Paula Souza – www.cps.sp.gov.br e acesse EAD.

  2. Em Cursos Livres, clique em Cursos Livres a Distância.

  3. Clique no curso escolhido e assista ao vídeo de apresentação. Reforçamos que é muito importante assisti-lo, pois nele há informações importantíssimas sobre como cursar, como fazer as avaliações e como ser certificado, se houver certificação no curso que escolheu. Após, clique em “Acesse o curso aqui”.

  4. Se já tiver uma conta, basta acessar com seu login e senha. Se não tiver, clique em “Criar uma conta” e siga as orientações.

Cursos da Modalidade Online - os materiais encontram-se na seção Mediateca no Ambiente Virtual de Aprendizagem EaDTec.



Cursos da Modalidade Aberta - os materiais encontram-se disponíveis em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/, com acesso aberto à qualquer pessoa.



Cursos EJA - Ensino Médio EaD - os materiais encontram-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://eja.cps.sp.gov.br/ejacps/, disponíveis também para os visitantes.

Cursos da Modalidade Online - os materiais encontram-se na seção Mediateca no Ambiente Virtual de Aprendizagem EaDTec.



Cursos da Modalidade Aberta - os materiais encontram-se disponíveis em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/, com acesso aberto à qualquer pessoa.



Cursos EJA - Ensino Médio EaD - os materiais encontram-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://eja.cps.sp.gov.br/ejacps/, disponíveis também para os visitantes.

Cursos da Modalidade Online - os materiais encontram-se na seção Mediateca no Ambiente Virtual de Aprendizagem EaDTec.



Cursos da Modalidade Aberta - os materiais encontram-se disponíveis em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/, com acesso aberto à qualquer pessoa.



Cursos EJA - Ensino Médio EaD - os materiais encontram-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://eja.cps.sp.gov.br/ejacps/, disponíveis também para os visitantes.

Cursos da Modalidade Online - os materiais encontram-se na seção Mediateca no Ambiente Virtual de Aprendizagem EaDTec.



Cursos da Modalidade Aberta - os materiais encontram-se disponíveis em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/, com acesso aberto à qualquer pessoa.



Cursos EJA - Ensino Médio EaD - os materiais encontram-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://eja.cps.sp.gov.br/ejacps/, disponíveis também para os visitantes.

Você pode acessar o Plano de Curso do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas por meio do link https://portalgeead.cps.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/17/2020/05/Plano-de-Curso-T%C3%A9cnico-em-Desenvolvimento-de-Sistemas-EaD.pdf

Não há necessidade de estágio. 

Sim, a dispensa de componentes curriculares é denominada de aproveitamento de estudos e ocorre quando um aluno já cursou um ou mais componentes da grade curricular do curso técnico em outras instituições/cursos de nível técnico. Neste caso é possível solicitar a dispensa desses componentes por meio de aproveitamento de estudos desde que tanto o conteúdo quanto a carga horária dos componentes cursados sejam compatíveis e semelhantes aos do componente objeto do pedido de dispensa.



A solicitação deverá ser realizada na secretaria da Etec, onde o aluno faz o curso, e será analisada por uma comissão de docentes especialistas.

Neste curso você é autodidata, isto é, estuda dentro do seu ritmo e disponibilidade de tempo. Você estabelece sua rotina de estudos portanto, o tempo de conclusão do curso dependerá de sua aprovação nas 4 áreas de conhecimento, obrigatórias.

Estudar a distância lhe proporcionará bastante flexibilidade de tempo e espaço para escolher o melhor horário e o local mais apropriado para você, mas realmente é preciso muita disciplina e muita organização do seu tempo para ter sucesso em seu aprendizado. Por isso, é muito importante que você tenha uma rotina diária, dedicando-se diariamente aos estudos! Mas fique tranquilo, pois em todas as aulas, que chamamos de agenda, você terá um Roteiro de Estudos para que possa se organizar melhor. Preparamos também um manual com dicas de como organizar o seu tempo para os estudos.

Estudar a distância lhe proporcionará bastante flexibilidade de tempo e espaço para escolher o melhor horário e o local mais apropriado para você, mas realmente é preciso muita disciplina e muita organização do seu tempo para ter sucesso em seu aprendizado. Por isso, é muito importante que você tenha uma rotina diária, dedicando-se diariamente aos estudos! Mas fique tranquilo, pois em todas as aulas, que chamamos de agenda, você terá um Roteiro de Estudos para que possa se organizar melhor. Preparamos também um manual com dicas de como organizar o seu tempo para os estudos.

Estudar a distância lhe proporcionará bastante flexibilidade de tempo e espaço para escolher o melhor horário e o local mais apropriado para você, mas realmente é preciso muita disciplina e muita organização do seu tempo para ter sucesso em seu aprendizado. Por isso, é muito importante que você tenha uma rotina diária, dedicando-se diariamente aos estudos! Mas fique tranquilo, pois em todas as aulas, que chamamos de agenda, você terá um Roteiro de Estudos para que possa se organizar melhor. Preparamos também um manual com dicas de como organizar o seu tempo para os estudos.

Estudar a distância lhe proporcionará bastante flexibilidade de tempo e espaço para escolher o melhor horário e o local mais apropriado para você, mas realmente é preciso muita disciplina e muita organização do seu tempo para ter sucesso em seu aprendizado. Por isso, é muito importante que você tenha uma rotina diária, dedicando-se diariamente aos estudos! Mas fique tranquilo, pois em todas as aulas, que chamamos de agenda, você terá um Roteiro de Estudos para que possa se organizar melhor. Preparamos também um manual com dicas de como organizar o seu tempo para os estudos.

Nos cursos Moocs, não há materiais didáticos. O conteúdo das aulas está disponível nas próprias páginas do curso.

Os livros didáticos foram escritos por professores conteudistas do próprio Centro Paula Souza, utilizando linguagem dialogada e exemplificada que faz com que você sinta como se o professor estivesse bem próximo de ti. Além dos livros, o curso conta com videoaulas explicativas e ilustrativas que complementam e exemplificam o livro didático.

Não são todos os cursos Moocs que emitem certificados. Observe se há certificação na página de abertura e no vídeo de apresentação do curso.



No caso de cursos que ofertam certificação, terá como exigência mínima:




  • Cumprir a frequência mínima de 1/3 da carga horária definida para seu curso.

  • Obter o mínimo de 80% de acerto nas atividades previstas para o curso.



Se alguma das exigências acimas não forem cumpridas, ao tentar obter o certificado, aparecerá a seguinte mensagem:



“Você não tem permissão para Visualizar seções ocultas



Existem atividades anteriores não realizadas. Verifique se você:



[1] Realizou todas as atividades entre uma aula e outra e/ou;



[2] Cumpriu, logado no sistema, o mínimo de 1/3 da carga horária indicada para o seu curso e/ou;



[3] Cumpriu a porcentagem mínima de acertos na avaliação on-line.



Conclua a(s) pendência(s) para poder avançar nas aulas e/ou emitir seu certificado.”



Ficam IMPEDIDOS de emitir o certificado aqueles que NÃO ficarem logados no curso - no mínimo- 1/3 da carga horária, ou seja, 600 min (10h), para um curso de 30h, como no caso de Mercado de Trabalho, por exemplo: alunos que fazem, via de regra, apenas as atividades e a avaliação. Clicam seguidamente e passam também rapidamente pelas lições para chegar ao fim, fazem avaliação e acertam os 80%, mas são impedidos de imprimir a certificação caso não fiquem, no mínimo, os 1/3 das hosras totais do curso logados, estudando.



Todos os cursos informam o tempo mínimo de permanência para imprimir o certificado, com mensagem semelhante a essa “Após completar todas as etapas do curso (acertar pelo menos 80% da Avaliação On-Line e estar logado no curso há pelo menos 10h), você poderá emitir seu certificado de conclusão”. Varia apenas de um curso para o outro o tempo de permanência.

Para ir para a próxima página, clique no botão "áudio" e escute a conversa dos personagens. No canto superior direito há duas setas e um número entre elas. O número, refere-se a página em que você está na unidade. As setas são de avanço (direita) e retrocesso (esquerda) de páginas. Após escutar o diálogo da página 2, a próxima página será liberada. Clique na seta à direita do número para prosseguir para a próxima página.

Atenção! Essa informação só tem validade para os que já confirmaram seus cadastros no curso.



Se já tiver cadastro e não conseguir acessar o curso, clique em “Esqueceu o seu usuário ou senha?”



Para que possa receber novos dados de acesso (usuário e senha), você deverá preencher o campo Identificação do Usuário OU o campo Endereço de e-mail. Atenção! O e-mail indicado deve ser idêntico ao do seu cadastro.



Se ainda assim não conseguir o acesso, por gentileza, preencha o Formulário de Suporte, localizado no final da página de Perguntas Frequentes (https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=xWS-6vVodkqDAZV3pnnkSVgRAXnsP6tGnlrw0Af2jjtUMENSQzQzNkhaREROUExZOUZaTlZaM1kySC4u)  registrando seu nome completo, sem abreviações e informando o motivo e o curso no qual fez o cadastro.

Se após a inscrição você NÃO receber e-mail de confirmação, verifique se o e-mail não foi para a sua caixa de spam. Se não estiver lá, tente, mesmo assim, entrar no curso digitando seus dados de acesso (usuário e senha) que você registrou no cadastro. Se não obtiver nenhum sucesso, por gentileza, preencha o Formulário de Suporte, localizado no final da página de Perguntas Frequentes (https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=xWS-6vVodkqDAZV3pnnkSVgRAXnsP6tGnlrw0Af2jjtUMENSQzQzNkhaREROUExZOUZaTlZaM1kySC4u), informando o motivo do envio, com indicação do e-mail registrado no cadastro, do seu nome completo (sem abreviações) e o curso de seu interesse.

Não. Neste curso não há a obrigatoriedade de viagens técnicas. Ressaltamos ainda, que não há qualquer imposição legal, especialmente na Portaria n° 27/2014, do Ministério do Turismo, no sentido de que as viagens técnicas sejam obrigatórias para a obtenção do cadastro de Guia de Turismo junto ao Cadastur.

Sim, esse curso lhe oferece a oportunidade de fazer estágio em sua área de atuação. A coordenação do curso informa algumas vagas no quadro de avisos e caso você o realize, ele será registrado no seu histórico escolar, contudo o estágio não é uma atividade obrigatória.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é onde quase tudo acontece, mas prezamos por um ambiente bastante interativo. Em todas as agendas de estudos, que são as aulas semanais, você terá um fórum de Colaboração e Apoio, onde poderá esclarecer as suas dúvidas, trocar ideias com os colegas e professores mediadores e ainda resolver os desafios propostos pelos professores de maneira colaborativa, com a contribuição de todos. Você também terá um roteiro de estudos que o orienta em seu processo de ensino e aprendizagem.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é onde quase tudo acontece, mas prezamos por um ambiente bastante interativo. Em todas as agendas de estudos, que são as aulas semanais, você terá um fórum de Colaboração e Apoio, onde poderá esclarecer as suas dúvidas, trocar ideias com os colegas e professores mediadores e ainda resolver os desafios propostos pelos professores de maneira colaborativa, com a contribuição de todos. Você também terá um roteiro de estudos que o orienta em seu processo de ensino e aprendizagem.

A Habilitação Profissional de Técnco em Guia de Turismo, na forma da lei, conforme a Portaria nº 27, de 30 de janeiro de 2014, do Ministério do Turismo, permitirá ao concluinte devidamente cadastrado no órgão regulador, desempenhar as funções de Guia Reguinal e/ou de Guia de Excursão Nacional / América do Sul.

Atente-se ao que é solicitado no enunciado da atividade. É solicitado que você descreva as etapas para atingir o resultado esperado no Photoshop. Não é preciso anexar imagem.

As possibilidades são inumeras e acaba proporcionando um mercado de trabalho amplo, podendo atuar em vários segmentos, tais como: instalação, manutenção e projeto de sistemas de energia renovável, coordenar atividades de utilização e conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica), aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica, desenvolver novas formas produtivas voltadas para a geração de energias renováveis e eficiência energética, projetar soluções para questões decorrentes da geração, transmissão e distribuição da energia e atuar na operação, manutenção e projeto de Sistemas Fotovoltaicos e Solares Térmicos.

As possibilidades de atuação são inúmeras e acaba proporcionando um mercado de trabalho amplo, podendo atuar em vários segmentos, tais como: Armazenando e Processando de Informações, Desenvolvimento e Manutenção de Circuitos Eletrônicos, Eletrônica de Potência, Processamento de Sinais, Telecomunicação, Distribuição de Energia, Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos e Automação industrial.

Nesse curso você estudará as linguagens Java, JavaScript e Android Studio, Visual Studio Code, USBWebServer, Workbenc. Em Sistemas Embarcados, trabalhará com sistemas para microcontroladores.

A carga horária do curso é de 300 horas que deverão ser cumpridas ao longo de 1 (um) semestre. 

É necessário possuir uma graduação ou formação técnica. 

Os exames presenciais ocorrem ao final de cada semestre, aos sábados, com duração de três horas. Para obter maiores informações, você deverá acessar, na seção Modalidade Aberta (https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/), do Portal GEEaD, o Edital do Exame Presencial.

Os exames presenciais ocorrem no final do semestre, aos sábados, com duração de 3 horas e você será informado, no início das aulas, qual é a data correta da prova.

Os exames presenciais ocorrem no final do semestre, aos sábados, com duração de 3 horas e você será informado, no início das aulas, qual é a data correta da prova.

As inscrições ocorrem semestralmente, normalmente nos meses de maio e outubro. Para mais informações acesse o Edital de Incrições, constante em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/

O contrato de estágio é emitido pela empresa contratante. Deverá ser assinado por você, aluno, pela empresa e pela instituição de ensino. Cada um recebe uma via desse contrato.



Se o contrato estiver em nome da ETEC Polo, você deve procurar a secretaria da escola.



Se o contrato estiver em nome do Grupo de Estudo de Educação a Distância, você deve entregá-lo na Secretaria Acadêmica da Etec Polo para que ela o envie, via malote, para a Secretaria Acadêmica do GEEaD, para fins de assinatura. Este processo dura, em média, 15 dias.

O estágio não é obrigatório, mas caso você o realize, deverá encaminhar para a Secrearia Acadêmica do GEEaD secretariageead@cps.sp.gov.br documento comprobatório, com o número de horas realizadas para que ele seja registrado no seu histórico escolar.

O estágio não é obrigatório, mas caso você o realize, deverá encaminhar para a Secrearia Acadêmica do GEEaD secretariageead@cps.sp.gov.br documento comprobatório, com o número de horas realizadas para que ele seja registrado no seu histórico escolar.

O exame presencial semestral acontece em duas datas previstas no calendário escolar. A segunda data é direcionada aos alunos que não puderam comparecer ou que não conseguiram atingir o número mínimo de pontos no primeiro exame. Desta forma, não será permitida a realização da avaliação presencial em outra data que não as citadas, salvo por motivos previstos em lei.

Secretaria Acadêmica

As orientações para novos cadastros são oportunamente divulgadas no site https://portalgeead.cps.sp.gov.br/eja-ead/.

Não fornecemos carteirinha escolar (carteirinha do estudante).



Você pode tirar do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem uma declaração de escolaridade e solicitar no site https://www.documentodoestudante.com.br/login um documento do estudante para fins de descontos.



Atenção: Os cursistas da modalidade aberta não têm direito a carteirinha escolar e nem declaração de escolaridade, pois está cadastrado apenas para eliminação de módulo.

Não fornecemos carteirinha escolar (carteirinha do estudante).



Você pode tirar do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem uma declaração de escolaridade e solicitar no site https://www.documentodoestudante.com.br/login um documento do estudante para fins de descontos.



Atenção: Os cursistas da modalidade aberta não têm direito a carteirinha escolar e nem declaração de escolaridade, pois está cadastrado apenas para eliminação de módulo.

De acordo com o Edital de Abertura das Inscrições, você poderá retirar, na Etec Polo, seus documentos de conclusão, até 45 dias úteis após do resultado do Exame Presencial.

Se a conclusão da sua turma ocorreu em julho do ano letivo, sua documentação estará diponível na Etec Polo na segunda quinzena de setembro.



Se a conclusão da sua turma ocorreu em dezembro do ano letivo, sua documentação estará diponível na Etec Polo na segunda quinzena de março.

Os Exames Presenciais são compostos por 30 questões objetivas (testes) para cada Área de Conhecimento. Para ser promovido(a) na Área de Conhecimento é necessário acertar, no mínimo, 14 questões.

Na modalidade aberta você está cadastrado apenas para eliminação de módulos, nesse caso não poderá fazer estágio.

Na modalidade aberta, você estuda pelos os livros e vídeos disponibilizados no site https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/. Você não tem acesso (login e senha) ao Ambiente Virtual de Aprendizagem EaDTec.

Na modalidade aberta você está cadastrado, apenas para eliminação de módulos. Nesse caso, não tem direito a declaração de escolaridade.

Favor acompanhar pelo site  http://www.portal.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/ a abertura de inscrições.

Acompanhar, pelo site http://www.portal.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/, a abertura de inscrições.

Etec Polo é a Unidade de Ensino do Centro Paula Souza que está credenciada a aplicar os Exames Presenciais do Curso EJA - EaD. Hoje contamos com 5 Unidades Polo, distribuídas nas cidades de Campinas, Matão, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba.

Sim, o curso é reconhecido e válido em todo o território nacional pela Lei Federal nº 9394/96, Decreto Federal nº 5154, de 23-7-2004, Resolução CNE/CEB nº 02, de 30-1-2012, Resolução nº 03, de 15-6- 2010 e Indicações CEE nº 09/00 e 77/08 e Resolução SE, 78 de 7-11-2008. Autorização de Funcionamento do curso: Parecer CEE/GP nº 370/2016 - pág. 53 – Seção I – publicado no D.O.E. de 09/12/2016 e Portaria CEE/GP nº 395/2016 – pág. 36 – Seção I – publicado no D.O.E. de 10/12/2016. Plano de Curso atualizado por Portaria CETEC nº 05/11/2019.

São 4 as Áreas de Conhecimento:



Área 1 - Linguagens e Códigos; Área 2 - Ciências Humanas; Área 3 - Matemática; Área 4 - Ciências da Natureza



Você encontrará maiores detalhes acessando https://portalgeead.cps.sp.gov.br/eja-ead/.

O TCC é obrigatório somente para os cursos de Técnico em Guia em Turismo, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Sistemas de Energia Renovável e Técnico em Eletrônica.

A ausência desses documentos não impedem a realização da matrícula, porém o visto confere, assim como a publicação digital (SED) ou no Diário Oficial do Estado, é uma exigência não só da supervisão de ensino do Centro Paula Souza, mas também da Secretaria Estadual de Educação. Segue link para sua verificação: https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/documentacao-escolar-saiba-como-solicitar-os-documentos-de-conclusao-dos-estudos/



O visto confere é solicitado a todos os alunos que concluíram o ensino médio fora do Estado de SP ou que o concluíram antes de 1980.



A verificação de autenticidade é uma medida que vem sendo tomada desde os anos 1980, que é quando começaram a ser feitas publicações de conclusão no Diário Oficial do Estado em SP. A partir de 2001 essas publicações passaram a ser feitas digitalmente no sistema informatizado da Secretaria Estadual de Educação de SP (primeiramente com o nome de GDAE, e agora com o nome de SED).

Na carteira de habilitação não tem algumas informações necessárias que devem constar no diploma e histórico escolar de conclusão do curso, como o dígito do RG, local de nascimento e acentuação no nome (acentos, cedilha).

Você pode retirar sua declaração no próprio AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem em:  https://eadtec.cps.sp.gov.br/aluno_informacoes_academicas.php

Você pode retirar sua declaração no próprio AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem em:  https://eadtec.cps.sp.gov.br/aluno_informacoes_academicas.php

O seu e-mail Institucional, é enviado para o e-mail cadastrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem após um mês do início às aulas. Favor verificar no seu e-mail.

O seu e-mail Institucional, é enviado para o e-mail cadastrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem após um mês do início às aulas. Favor verificar no seu e-mail.

Você precisa ter acima de 18 anos completos e ter concluído o Ensino Fundamental.



Leia atentamente as Orientações Gerais, disponível em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/eja-ead/.

Leia atentamente as Orientações Gerais, disponível em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/eja-ead/. Lá, você encontrará todas as orientações para sua participação no curso.

Leia atentamente as Orientações Gerais, disponível em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/eja-ead/. Lá, você encontrará todas as orientações para sua participação no curso.

Técnico em Administração, Técnico em Comércio e Técnico em Secretariado, todos com duração de três semestres.



Para obter informações sobre esses cursos, acesse o link https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/

Cada módulo tem duração de um semestre



Técnico em Administração – 3 módulos - Modalidade Online e Semipresencial



Técnico em Comércio – 3 módulos - Modalidade Online e Semipresencial



Técnico em Secretariado – 3 módulos - Modalidade Online e Semipresencial



Técnico em Guia de Turismo – 2 módulos - Modalidade Online



Técnico em Gestão de Projetos – 1 módulo - Modalidade Online



Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – 3 módulos - Modalidade Online



Técnico em Sistemas de Energia Renovável – 3 módulos - Modalidade Semipresencial



 Técnico em Eletrônica – 4 módulos - Modalidade Semipresencial

Acesse o site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/ e localize sua Etec Polo na lista.

As inscrições são previstas para os meses de abril ou maio referente ao 1º semestre e em setembro ou outubro para o 2º semestre de cada ano.



O interessado deverá acompanhar pelo site http://www.portal.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/.

Você poderá acompanhar as datas dos próximos Exames Presenciais acessando https://portalgeead.cps.sp.gov.br/eja-ead/ ou no link INSCRIÇÕES  localizado na página inicial do Ambiente Virtual do curso.

Você terá que eliminar as 4 áreas de conhecimento. Quando agendarmos os exames, você se inscreve e participa das provas, a sua escolha, conforme estiver preparado(a).



Ao ser aprovado(a) nas 4 áreas de conhecimento, terá concluído o Ensino Médio. 



O tempo de conclusão do curso dependerá de sua aprovação nos exames.

Na página de acesso ao AVA EadTec em https://eadtec.cps.sp.gov.br/clique no botão "Esqueceu a senha?". Informe seu CPF e e-mail para receber uma nova senha por e-mail.



Caso continue com problemas,



a) se você for aluno da modalidade semipresencial, por gentileza, entre em contato com a  Secretaria Acadêmica da sua ETEC e



b) se você for aluno da modalidade online, favor entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do GEEaD pelo e-mail secretariageead@cps.sp.gov.br

 Seu certificado será enviado para a ETEC Polo em até 45 dias úteis após publicação do resultado final, conforme edital. Verifique, na Etec Polo, o horário de funcionamento da Secretaria Acadêmica.



Caso esteja devendo alguma documentação, favor entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do GEEaD por e-mail secretariageead@cps.sp.gov.br

Se seu curso foi em parceria com a Secretaria da Educação e Centro Paula Souza, informamos que seu Certificado, com Histórico Escolar e seu Diploma foram enviados para a escola onde você concluiu o curso na época (no seu período de estudo).

Se sua documentação estiver completa, seu certificado será enviado para a Secretaria Acadêmica da ETEC Polo. Não precisa solicitar a emissão ou o seu envio. Verifique, na ETEC Polo, o horário de atendimento da Secretaria.



Caso esteja devendo alguma documentação, favor entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do GEEaD por e-mail secretariageead@cps.sp.gov.br

Preencha o Formulário de Suporte, localizado no final desta página, após os FAQs, detalhando sua solicitação. 



Não esqueça de fornecer suas informações de identificação.



 



 

Preencha o Formulário de Suporte, localizado no final desta página, após os FAQs, detalhando sua solicitação. 



Não esqueça de fornecer suas informações de identificação.



 



 

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Se você está devidamente cadastrado, acesse o Ambiente Virtual do curso pelo site: http://eja.cps.sp.gov.br/ejacps/



Utilize como login e senha o número do seu CPF.



Procure usar o navegador Chrome.

O curso é autoinstrucional, ou seja, não há professor tutor orientando a sua aprendizagem. Neste curso você é autodidata, isto é, estuda dentro do seu ritmo e disponibilidade de tempo. Como o curso não tem professor tutor, não há como enviar as respostas das atividades propostas nas agendas.

Cursos da Modalidade Online - os materiais encontram-se na seção Mediateca no Ambiente Virtual de Aprendizagem EaDTec.



Cursos da Modalidade Aberta - os materiais encontram-se disponíveis em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/, com acesso aberto à qualquer pessoa.



Cursos EJA - Ensino Médio EaD - os materiais encontram-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://eja.cps.sp.gov.br/ejacps/, disponíveis também para os visitantes.

Cursos da Modalidade Online - os materiais encontram-se na seção Mediateca no Ambiente Virtual de Aprendizagem EaDTec.



Cursos da Modalidade Aberta - os materiais encontram-se disponíveis em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/, com acesso aberto à qualquer pessoa.



Cursos EJA - Ensino Médio EaD - os materiais encontram-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://eja.cps.sp.gov.br/ejacps/, disponíveis também para os visitantes.

Cursos da Modalidade Online - os materiais encontram-se na seção Mediateca no Ambiente Virtual de Aprendizagem EaDTec.



Cursos da Modalidade Aberta - os materiais encontram-se disponíveis em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/, com acesso aberto à qualquer pessoa.



Cursos EJA - Ensino Médio EaD - os materiais encontram-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://eja.cps.sp.gov.br/ejacps/, disponíveis também para os visitantes.

Cursos da Modalidade Online - os materiais encontram-se na seção Mediateca no Ambiente Virtual de Aprendizagem EaDTec.



Cursos da Modalidade Aberta - os materiais encontram-se disponíveis em https://portalgeead.cps.sp.gov.br/modalidade-aberta/, com acesso aberto à qualquer pessoa.



Cursos EJA - Ensino Médio EaD - os materiais encontram-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://eja.cps.sp.gov.br/ejacps/, disponíveis também para os visitantes.

Na página de acesso ao AVA EadTec em https://eadtec.cps.sp.gov.br/, clique no botão "Esqueceu a senha?". Informe seu CPF e e-mail para receber uma nova senha por e-mail.



Caso continue com problemas,



a) se você for aluno da modalidade semipresencial, por gentileza, entre em contato com a  Secretaria Acadêmica da sua ETEC e



b) se você for aluno da modalidade online, favor entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do GEEaD pelo e-mail secretariageead@cps.sp.gov.br

Na página de acesso ao AVA EadTec em https://eadtec.cps.sp.gov.br/, clique no botão "Esqueceu a senha?". Informe seu CPF e e-mail para receber uma nova senha por e-mail.



Caso continue com problemas,



a) se você for aluno da modalidade semipresencial, por gentileza, entre em contato com a  Secretaria Acadêmica da sua ETEC e



b) se você for aluno da modalidade online, favor entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do GEEaD pelo e-mail secretariageead@cps.sp.gov.br

Entre em contato com a secretaria acadêmica – secretariageead@cps.sp.gov.br.

Entre em contato com a secretaria acadêmica – secretariageead@cps.sp.gov.br.

Entre em contato com a secretaria acadêmica – secretariageead@cps.sp.gov.br.

É o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma onde o aluno vai encontrar toda a bibliografia e materiais instrucionais do curso. É o local onde suas atividades são registras e por entra em contato direto com o seu mediador virtual, professor tutor, que tira todas as dúvidas sobre os componentes curriculares do curso, bem como corrige os exercícios.

É o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma onde o aluno vai encontrar toda a bibliografia e materiais instrucionais do curso. É o local onde suas atividades são registras e por entra em contato direto com o seu mediador virtual, professor tutor, que tira todas as dúvidas sobre os componentes curriculares do curso, bem como corrige os exercícios.

É um professor designado pela Etec Polo, responsável pela aula inaugural e disponível para a retirada de todas as dúvidas referentes ao funcionamento do ambiente EaDTec (Ambiente Virtual de Aprendizagem).